Bico vermelho

Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax, Serdedo, Barroso.

A Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax) é uma das doze espécies da família dos Corvídeos que ocorre na região biogeográfica Paleártica. Caracteriza-se pelo bico vermelho contrastante, voo acrobático e é a única espécie especialista no que se refere às exigências de habitat e alimentação, consumindo exclusivamente insectos. É uma ave gregária, com uma estrutura social centrada em dormitórios comunitários.
A foto foi obtida em difíceis condições de terreno e luz, já que este dormitório consiste numa mina abandonada e o casal só recolhe ao final do dia. Para obter uma foto com luz natural tive que recorrer ao uso da maior abertura de diafragma que a objectiva me permite e o maior valor de ISO possível no meu equipamento, pelo que, a f/4 e 1600 ISO e compensação de exposição de -1EV, a câmara dava-me a diminuta velocidade de obturador de 1/4 segundos, extremamente lento para fotografar aves! A estas velocidades é fulcral o uso de tripé e é ainda importante ter em mente que nas DSLR, é desejável activar o bloqueio do espelho, para evitar que no momento do disparo, quando o espelho recolhe para expor o sensor, a vibração provocada pelo rápido movimento do mesmo não provoque imagens tremidas. Mas é aqui que a beleza do digital entra em cena, permitindo-me fazer um grande número de fotogramas sem os custos do analógico, aumentando a probabilidade de pelo menos num deles, o casal de gralhas estar em perfeita focagem, sem arrastamento devido aos seus movimentos.
Convido todos a visitarem o blog http://pyrrhocorax-project.blogspot.com/, trata-se de um projecto que ambiciona contribuir para um melhor conhecimento da população desta espécie no Nordeste de Portugal, potenciando a sua conservação, concedendo desta forma maior solidez ao núcleo reprodutor na área.

1 comentário:

JMorgado disse...

Muito boa fotografia e explicação!! Venho também agradecer-te porque foi também graças a este blog que hoje estive no workshop corujas e ratos dado pela formadora Hélia Gonçalves.

Obrigado