Odonatas, bela e o monstro?

Boyeria irene, Rio Corgo, Vila Real.

Os Odonatas são invertebrados pertencentes à classe Insecta. As libelinhas pertencem à subordem Zygoptera, já as libélulas pertencem à subordem Anisoptera, existe uma terceira classe, a Anisozygoptera, que compreende apenas duas espécies de ocorrência e distribuição asiática. Os Odonatas existem à mais de 300 milhões de anos, em praticamente todos os continentes (excepto na Antárctida), e contam-se quase 6000 taxas descritos. São caçadores por excelência, predadores de topo nas “sub-cadeias” tróficas que ocupam entre os invertebrados, possuem um voo extremamente rápido (pode chegar aos 30 km/h) e podem voar em virtualmente todas as direcções com a mesma facilidade com que voam para a frente. A visão é o órgão sensitivo mais desenvolvido, os grandes olhos compostos, grande amplitude de rotação e mobilidade da cabeça, dotam estes animais de um incrível campo de visão panorâmico.
Este grupo de invertebrados está intimamente relacionado com os ecossistemas aquáticos, já que parte do seu ciclo de vida (durante a fase de ninfa) é passado nestes habitats. Esta característica, juntamente com a posição intermédia na cadeia trófica, dota os Odonatas de excelentes características como indicadores ecológicos dos ecótonos terra-água. A espécie aqui retratada é a Boyeria irene, que possui um comportamento ecológico peculiar, já que ao contrário da maior parte dos outros taxas, prefere zonas de sombra ou escuridão que a vegetação ribeirinha ou as cavidades nas margens propiciam.
Os Odonatas são um grupo funcional relativamente mal estudado em Portugal, um dos poucos investigadores que lhes deu a devida atenção foi o meu grande amigo e companheiro de aventuras, o ecólogo Pedro Moreira que realizou um trabalho de caracterização da fauna Odonatológica na zona do Parque Natural do Alvão. O Pedro gere um blog intitulado “As libélulas de Portugal”, um verdadeiro compêndio de informação em crescimento, o qual convido todos a visitar http://aslibelulasdeportugal.blogspot.com/.

5 comentários:

César Oliveira disse...

Parabéns pelo Blog, irei seguir sem duvida.

correia247 disse...

Muito bom trabalho, incluindo toda a informacao em cada imagem.

Parabens, voltarei mais vezes.

Manuel

Anónimo disse...

Brim over I to but I about the collection should secure more info then it has.

Diogo Carvalho disse...

Although I'm not exactly sure what you're trying to say here, I'm glad you choose to spent time visiting my blog. About "securing more info then it has", this is a dedicated nature photography blog, it's purpose is not to present exhaustive information about species, ecology phenomena and such, it aims to briefly grasp those themes while sharing the authors both personal scientific and/or empiric insight and photographic perspective.

Best regards

Anónimo disse...

Wow,so niceeee!! Thanks for sharing!